quarta-feira, 3 de setembro de 2014

JOGO NIM

NIM

NIM é um dos jogos mais antigos que se tem conhecimento e de acordo com Gardner (1998), embora sua origem seja desconhecida, tudo leva a crer que tenha surgido na China. O NIM foi o primeiro jogo, de que se tem relatos, a ser estudado matematicamente.


O jogo NIM promove a concentração, o  planejamento de ação, o estabelecimento de relações, a contagem e o raciocínio dedutivo.Dentre todos os jogos que podemos utilizar, escolhemos aquele que tem os significados propostos em Kamii (1991) e Krulik (1993):
O jogo deve ser para dois ou mais jogadores, sendo, portanto, uma atividade que os alunos crianças realizam juntos;
O jogo deverá ter um objetivo a ser alcançado pelos jogadores;
Violação representa uma falta;
Havendo o desejo de fazer alterações, isso deve ser discutido com todo o grupo e, no caso de concordância geral, podem ser impostas ao jogo daí por diante;
No jogo deve haver a possibilidade de usar estratégias, estabelecer planos, executar jogadas e avaliar a eficácia desses elementos nos resultados obtidos, isto é, o jogo não deve ser mecânico e sem significado para os jogadores.
A existência de todas as características mencionadas, especialmente as referentes às regras, caracteriza os jogos em grupos, ou sociais (...)”

COMO JOGAR O NIM
Dois participantes
Material: 15 palitos de picolé, sendo que um deles será de cor diferente.
Procedimento: Cada participante pode, em sua vez, retirar 1, 2, ou 3 palitos.
Objetivo: Aquele que deixar o palito colorido para o adversário, ganha o jogo.









Nos links abaixo você acessa aos vídeos do desenho que os alunos assistiram, que ilustra de forma divertida o jogo NIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário