sábado, 8 de novembro de 2014

A LARANJA COLORIDA

Contei para a turma a história “A laranja colorida” de Ronaldo Simões Coelho. A referida história apresenta “O jogo do carocinho”, que consiste em um problema de adição, o qual os alunos representaram utilizando material concreto (os lápis da bolsinha).   
Em seguida eles registraram a história no caderno e ilustraram a parte que mais gostaram.
Depois organizei os alunos em dupla e entreguei uma laranja para cada dupla. Dividi a laranja em partes iguais e aproveitei para trabalhar o conceito de metade e a ideia da divisão.
Cada um chupou a metade da sua laranja e guardou as sementes (os carocinhos) que encontrou. Aproveitamos e conversamos sobre a importância da alimentação saudável.
Solicitei que contassem suas sementes e criamos várias situações problemas como quem tem mais, quem tem menos, quanto a mais, quanto a menos, de quanto eu preciso para ficar com a mesma quantidade do colega, quantas sementes são no total, entre outras.
Por fim, entreguei a cada aluno uma folha com o problema abaixo e o mesmo deveria completá-lo de acordo com as sementes da sua laranja e da sua dupla e resolvê-lo logo em seguida:

“No jogo do carocinho, ________________________ tem ________ carocinho(s) e ___________________________ tem ________ carocinho(s). Quantos carocinhos os dois têm juntos?”

A maioria dos alunos da sala resolveu o problema utilizando o cálculo mental. Solicitei que registrassem através de desenho e escrevessem a resposta por extenso.
A atividade foi prazerosa e muito produtiva!!!
































Nenhum comentário:

Postar um comentário