Contei para a turma a história “A laranja colorida” de Ronaldo Simões Coelho. A referida história apresenta “O jogo do carocinho”, que consiste em um problema de
adição, o qual os alunos representaram utilizando material concreto (os lápis
da bolsinha).
Em
seguida eles registraram a história no caderno e ilustraram a parte que mais
gostaram.
Depois
organizei os alunos em dupla e entreguei uma laranja para cada dupla. Dividi a laranja em partes iguais e aproveitei para trabalhar o conceito de metade e a
ideia da divisão.
Cada
um chupou a metade da sua laranja e guardou as sementes (os carocinhos) que
encontrou. Aproveitamos e conversamos sobre a importância da alimentação
saudável.
Solicitei
que contassem suas sementes e criamos várias situações problemas como quem tem
mais, quem tem menos, quanto a mais, quanto a menos, de quanto eu preciso para ficar com a mesma quantidade do colega, quantas
sementes são no total, entre outras.
Por
fim, entreguei a cada aluno uma folha com o problema abaixo e o mesmo deveria
completá-lo de acordo com as sementes da sua laranja e da sua dupla e
resolvê-lo logo em seguida:
“No
jogo do carocinho, ________________________ tem ________ carocinho(s) e
___________________________ tem ________ carocinho(s). Quantos carocinhos os
dois têm juntos?”
A
maioria dos alunos da sala resolveu o problema utilizando o cálculo mental.
Solicitei que registrassem através de desenho e escrevessem a resposta por extenso.
A atividade foi prazerosa e muito produtiva!!!
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